quinta-feira, 7 de julho de 2011

Sobre caminhos e rotinas. "Todo dia ela faz tudo sempre igual..."

Não sei bem definir psicologicamente o fato que vou relatar, mas acho tão interessante esse lance de criarmos uma rotina e de repente nos vermos totalmente dependentes delas, sabe?! Se deixarmos de fazer uma daquelas coisas ou mudarmos a ordem de fazê-las, ficamos com a sensação de que está faltando alguma coisa... sei lá...

Alice, por exemplo, já entrou nessa! Toda noite ao largar da faculdade, pego ela na casa de vovó Graça e voltamos de bicicleta sempre pelo mesmo caminho. Só que ontem, ao invés de dobrar na rua de costume, passei direto e dobrei 3 ruas depois. Na hora ela foi logo perguntando:
- Pu quê pulaqui?(Por que por aqui?) - Flordesconfiada.
- Pra gente ver coisas diferentes, Bê! - Euachandoqueoassuntonãoiriarender.
- Difelente? Pu quê? - Bêaindadesconfiada
- Outras pessoas passam por esse caminho, as casas são diferentes... a gente chega em casa do mesmo jeito, minha Flor! - eudandopontofinaleemendandoarespostacomumamúsicapranãodartempoparaelaperguntarmais.

Só que hj, ao levá-la pra casa da avó antes de ir pro trabalho, ela disse, apontando para o caminho de ontem:
- Exe melhó nau!(esse melhor não!) - Alicememóriadeelefante
- Tá bom Bê. A gente não vai mais por esse caminho não! - eudecididaanãoinventarmoda.

Poxa... uma simples mudança de caminho??

E a rotina antes de dormir? Ao chegar, ela ainda brinca um pouco e depois é a hora do banho. Ás vezes com choro, mas quase sempre numa boa!
Aguinha morna, brinquedos por todo lado, um tempinho pra relaxar na bacia e passamos pro quarto. Veste pijama, escova os dentes, reza pra Papai do céu, pede o dvd febre do momento e toma leitinho. Só que desde o último sábado, porque pediu pra deitar mais cedo, resolvi comer uma maçã junto com ela na cama. Pronto. Entrou pra rotina e agora todo dia antes de dormir tem que comer uma maçã! kkkkkkkkkkkkkk... fico rindo sozinha lembrando das coisas dessa minha Flor!
O hábito até que é saudável, né?! Li em uma revista que se a criança não gosta muito de escovar os dentes antes de dormir, a maçã ajuda bastante na limpeza dos dentes, mas nada de deixar a escovação de lado; a maçã e outros alimentos como pêra, cenoura, milho, legumes e verduras crus servem como complemento, já que durante a mastigação os alimentos, ricos em fibras e de consistência endurecida, fazem a autolimpeza da boca e dos dentes, e removem resíduos e placas em formação enquanto deslizam entre os mesmos. Bacana isso, né?!
Pois é, mas o fato é que minha Flor, desde tão pequenina já tem a rotinhinha dela, os costumes e como qualquer pessoa fica chateada quando algo sai do lugar.
E falando nisso, lembro do tempo que, do dia para a noite, mudamos de casa e de rotina! Minha bichinha passou um mês quase todo adoecendo, e a gente sem entender o porquê. Mas depois que a agonia daquele momento passou, pude enxergar claramente, que além de muita saudade do papinho dela o organismo tava era reclamando de tamanha mudança pra uma bebezinha só!

Só que agora, já resolvemos as saudades de papinho(matando de pouquinho em pouquinho) e já estamos de rotina aprumada, só esperando o que a vida está nos trazendo de bom!  E sabemos que tem um monte de coisa boa por vir mesmo, é só esperar mais um pouquinho e seguir nosso caminho**! ; )

** Alice diria: O nosso caminho, viu mamãe! Nada de pegar atalhos ou caminhos que não sejam os nossos!
E eu, após uma breve risada, diria: Ok Bê! A gente não vai entrar em caminho de ninguém não! Só o nosso, meu amor; só no nosso. ; )

Que os caminhos sejam de paz pra todos nós!

Um comentário: