quarta-feira, 13 de junho de 2012

Noticias odontológicas não muito maravilhosas, lá do pais das maravilhas.

Não trago boas notícias : (

Mas antes de contá-las, devo fazer uma breve introdução!

Comecei a cuidar dos dentinhos da minha Flor, qdo ainda eram incompletos, usando aquelas dedeiras de silicone. E nunca descuidei, pelo menos era isso o que eu achava.
A primeira vez que levei a Flor ao dentista, foi com 1 ano e 9 meses, e desde então, sempre de 6 em 6 meses bato o ponto no consultório odontológico. No começo do ano, durante nossa consulta de rotina, alertei o dentista de que havia uma manchinha marrom no dentinho lá de trás, e ele ao verificar, informou que era só uma mancha no esmalte, sem maiores problemas. A recomendação foi a de sempre, escovação e volta dali há 6 meses.
Só que, preciso admitir, Alice come mais doce do que deveria, sabe?! Além de, muitas vezes, tomar o leite da noite quando já está dormindo, impossibilitando a escovação.
Sabe qual foi o resultado da minha negligência?? Ao escovar os dentinhos dela, na sexta-feira a noite, percebi que a mancha havia se transformado em um pequeno buraco. Gelei quando vi! Sensação horrível de dever não cumprido, sabe? Como pode minha Flor de apenas 3 anos já está com um buraco no dente????  : (
Sem demora, marquei o dentista! E hoje fomos a consulta. A doutora foi clara e incisiva ao dizer que faltou cuidado ou com a escovação ou com o consumo de doces. E admiti que realmente em ambos os casos falhei.
Ela recomendou que Alice deve alimentar-se bem o suficiente antes de dormir, e que devo cortar a mamadeira quando ela já estiver dormindo, para que assim ela durma com os dentes devidamente higienizados, sem o acumulo do açúcar contido no leite. E sobre os doces... cortar radicalmente durante a semana! Só liberar mesmo em festas de aniversários e nos fins de semanas, quando eu estiver na cola, para escovar logo após o consumo. A escovação deverá ser feita sempre após as refeições e as visitas devem ser mantidas de 6 em 6 meses.
Sim, pra contar como foi a consulta além das recomendações, a doutora precisou remover a cárie que estava no esmalte, chamada cárie de esmalte(caracterizada por uma pequena cavidade no esmalte. Até esta fase, a cárie não causa dor, pois o esmalte não apresenta terminações nervosas) e colocou a massinha pra fechar, além de ter feito a aplicação do flúor. E se por acaso a massinha cair, devo voltar correndo pra fechar de novo e cuidar muito, né?!...

Pois é gente, fiquei muito triste com isso, e prometo que os cuidados serão de fato rigorosos a partir de hoje! Vovó Graça já está ciente de que não deve mais comprar doces na saída da escola, e como vovó se garante nos cuidados com aquela Flor, não preciso nem repetir ; ) E eu farei minha parte também ; ) Afinal de contas, não dá nem pra pensar em ver esse sorriso lindo, que alegra meus dias, comprometido!


Beijos e até mais ;)

* E sobre o comportamento dela durante a consulta, foi melhor do que eu imaginava, apesar do choro e de alguns momentos de resistência ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário