quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Engasgo.

Semana passada, a gente passou por um sufoco danado com vovó Ceça. É q ela conseguiu se engasgar com um pedaço de pêra!!! rsrsrrssss...(rsrsrrssss... agora, porque na hora foi uma agonia só!).
Alice ficou morrendo de medo, e como fuga ela ficava me chamando:
- Vem mamãe! Quelo dumi! Vamu dumi cumigu!- chorosaquerendodormirnahoraquetinhaacordado.

A bichinha... sem saber como agir e com medo daquele agito todo, correu pro quarto e de lá, ficava me chamando. Eu, dividida entre socorrer mainha e acalmar minha Flor, quase que tenho um troço : O

No fim das contas, e após uma breve passagem pela emergência, a pêra tomou seu rumo e Alice mais aliviada, pôde até fazer uma gracinha imitando vovó na hora do sufoco ; )



Mas falando sério, engasgo é coisa grave, né?!! Na hora lá com mainha, tentamos fazer aquela manobra de Heimlich, demos água, fizemos com que ela vomitasse, mas nada deu certo e depois ainda ficamos sabendo, pela médica lá da emergência, que quase tudo que fizemos foi errado. A água nem sempre ajuda, comer outra coisa por cima também não serve para todo tipo de engasgo, o vômito pode vir a sufocar mais ainda a pessoa... afff... engasgo é muito chato!!
A pessoa engasgada fica desesperada por não conseguir respirar e a gente fica a ponto de morrer do coração por não conseguir ajudar! Que saco!! Seria bom que o esôfago e todo o caminho que o alimento percorre até chegar  ao estômago fossem elásticos, né?!!
Imagina engasgo em criança!! Sei não... em todo caso, não sendo todo esse caminho elástico, o melhor é previnir e tomar providências rápidas se o engasgo acontecer!
Segue um link com informações sobre o assunto ; )

http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/10/artigo5206-1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário