quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Engasgo.

Semana passada, a gente passou por um sufoco danado com vovó Ceça. É q ela conseguiu se engasgar com um pedaço de pêra!!! rsrsrrssss...(rsrsrrssss... agora, porque na hora foi uma agonia só!).
Alice ficou morrendo de medo, e como fuga ela ficava me chamando:
- Vem mamãe! Quelo dumi! Vamu dumi cumigu!- chorosaquerendodormirnahoraquetinhaacordado.

A bichinha... sem saber como agir e com medo daquele agito todo, correu pro quarto e de lá, ficava me chamando. Eu, dividida entre socorrer mainha e acalmar minha Flor, quase que tenho um troço : O

No fim das contas, e após uma breve passagem pela emergência, a pêra tomou seu rumo e Alice mais aliviada, pôde até fazer uma gracinha imitando vovó na hora do sufoco ; )



Mas falando sério, engasgo é coisa grave, né?!! Na hora lá com mainha, tentamos fazer aquela manobra de Heimlich, demos água, fizemos com que ela vomitasse, mas nada deu certo e depois ainda ficamos sabendo, pela médica lá da emergência, que quase tudo que fizemos foi errado. A água nem sempre ajuda, comer outra coisa por cima também não serve para todo tipo de engasgo, o vômito pode vir a sufocar mais ainda a pessoa... afff... engasgo é muito chato!!
A pessoa engasgada fica desesperada por não conseguir respirar e a gente fica a ponto de morrer do coração por não conseguir ajudar! Que saco!! Seria bom que o esôfago e todo o caminho que o alimento percorre até chegar  ao estômago fossem elásticos, né?!!
Imagina engasgo em criança!! Sei não... em todo caso, não sendo todo esse caminho elástico, o melhor é previnir e tomar providências rápidas se o engasgo acontecer!
Segue um link com informações sobre o assunto ; )

http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/10/artigo5206-1.asp

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Parque Dona Lindu.

Sábado fomos conhecer o Parque Dona Lindu com Naína e Dona Marilena.

Apesar de termos passado mais tempo nos ônibus do que no parque( nossos bairros são vizinhos, mas a contra-mão é grande), valeu muito a pena, pelas companhias que tivemos no passeio e pelo divertimento garantido para minha Flor ; )

O Parque é bem bacana, com MUITA criança e brinquedinhos legais! Assim que chegou, Alice foi logo se jogando na areia, mas como a super mãe previnida aqui, não levou brinquedinho nenhum, ela teve que se achegar nos das outras crianças mesmo.

Jogada na areia.

 
Brincou o quanto deu com os brinquedos dos outros, mas quando começou a rolar os atritos com os pequenos donos, tive que dar um ninja e levá-la para brincar de outras coisas.

Até que deu certo, e aí foi só alegria! Desceu no escorrego, subiu pelas redes, foi na gangorra, no balanço, subiu na casinha( a mãe tensa ficava só na retaguarda de braços estendidos para evitar qualquer imprevisto), andou pela ponte e correu e correu e correu ; ) beleza pura. Para finalizar, teve picolé e batata frita, porque no fds PODE!

Brincando de fazer de conta q aquela era a sua casinha.


Nas alturas da gangorra.


Desafio super radical atravessando a ponte.

Escalando

E pegando carona na frase do mural de Naína, lá no facebook, eu completo: " Apresentar o Parque D. Lindu p/ pequena Alice 'na companhia de Naína e Dona Marilena'.... Impagável!"

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Tal mãe, tal filha.

Ser Maria Bethânia na escola, não era nada fácil. Sempre que tinha chamada, após dizer meu nome, sempre tinha um ou quatro professores que catarolavam:

" Maria Bethânia tu és para mim..."

A cantoria só ía até aí, porque a maioria das pessoas não sabem que, para Nelson Gonçalves, ela era a senhora do engenho : P
Hoje em dia quase ninguém mais cantarola, mas ainda há quem pergunte:

- " Maria Bethânia a cantora???" - fazendocaradequemtáfazendograça.
- Só o nome; a voz nem de longe! - eusemgraçaecansadadascomparações.


Sou a pessoa mais desafinada que conheço. Horrível!
Adoro música, canto no banheiro e na cozinha, mas não me atrevo, jamais, a fazê-lo em público.(Certas vezes, tempos atrás, após ou durante umas boas farras, eu e Naína, nos colocávamos a cantar Northern Star de Hole; e era uma beleza, porque todo o público que nos assistia, estava na mesma situação alcoolica que nós duas, entende?!).
Pois então, é aí que entra a relação com o título. A falta de talento vocal , parece ter passado de mãe para filha. O vídeo que vcs verão agora, traz a minha Flor cantando qualquer coisa inventada por ela, com uma voz de arrepiar! Mas presta atenção nas expressões dela... oooww... tão linda de mamis!!!
Assistam e tirem sua próprias conclusões ; )



Pra variar, a qualidade do vídeo é péssima, mas dá pra ouvir bem ; )

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Gata de botas ; )

Percebam a cena e, principalmente o olhar da minha Flor para os pés da linda da Sofia


Pois é, Alice gamou na botinha, e certo dia, qdo foi com a tia brincar lá na casa da amiguinha, pirou em querer sair de lá com o tal par de botas, mas foi devidamente contida pela dona.
Foi um chorôrô só : (
Titia ficou tão comovida, que acabou comprando um par para Alice, que ficou radiante com sua bota cor de rosa choque, tanto que quase sempre pede para usá-la.

Com shortinho

                                                        
                                                                                                                                                           
 Com legging

                   

Com vestido e os cabelos querendo sair da cabeça

           
Num pé só, em momento raro dividindo com "Adora"



E o melhor figurino, foi o dia que ela saiu correndo pelo meio da rua de calcinha bunda rica e a tal bota nos pés, só que não deu pra registrar em fotos, porque eu tava correndo atrás dela... : P Flor em fuga : D

Pois é... além de ser Flor ela é uma gata... de botas ; )






segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Fome de quê??????

Relatos do fim de semana:

Sábado a tarde, quando chegamos na padaria, Alice foi logo pedindo aquelas balinhas em formato de dentaduras:


- Mamãe! Chapinha mamãe!
E eu, no rítimo do fim de semana, dei.
Enquanto eu comprava as coisas, a menina matou o saquinho e já foi logo pedindo:
- Ôta chapinha, mamãe!
- Não Alice! Vc já comeu um saco todinho!
- Pufavô(por favor) mamãe! Quelo chapinha!
- Não.
- Pufavô...
Enquanto ela usava seu repertório performático de sedução, todos que estavam na fila olhavam para ela com sorrisos derretidos, e para mim... nem tanto assim.
Qdo, finalmente chego ao caixa e estou passando as comprinhas, chega Alice com um saco de salgadinho nas mãos:

- Compa shalgadinho p'Aliche?
- Não Bê! A gente vai pra casa jantar!
- Mãããe... compa shalgadinho! Tô com fome!


Eu, PAS-SA-DA, mais uma vez tive que enfrentar os olhares sorridentes de todos pra Alice, que dissimulava uma fome sem precedentes para alcançar seus objetivos, e os nem tanto assim pra mim, que estava "matando" minha filha de fome!

Ai, ai ai... nem fiquei chateada com ela, até achei tudo aquilo engraçadinho, Alice aprendendo a se comunicar, a me chantagear e a interagir, mesmo que me fazendo uma vergonhinha de nada.
No fim das contas não cedi, e saímos de lá sem o tal salgadinho ; )

                                         *****************
E no domingo, qdo voltávamos da casa de vovó Graça, pergunto:

- Almoçou o que, Bê?
- Pocalias e colote(porcarias e chocolate)
- Hã?
- E bicoito tabém(biscoito também).

E eu, pedalando a bicicleta com ela na cadeirinha que fica na minha frente, ri baixinho, sem que ela percebesse, da resposta dada sem arrodeios e de uma sinceridade que beira a inocência e o descompromisso, e disse:

- Pode não minha Flor... tem que almoçar direitinho, senão meu bebê fica dodói!

E ela, sem dar muita bola para o que eu dizia, balançou a cabecinha e cantarolou, tão inocênte e descomprometida quanto antes.

Pois é, né?!... é como sempre digo:

Essa Alice... ; )



segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Pai da Flor: sobre o dia de ontem, sobre todos os outros que foram, e os que ainda virão.

Ontem foi o dia de homenagear papai, e apesar de este não ser o melhor momento da vida dele, tenho certeza que você, Alice, faz tudo ficar melhor!

Aí Bê, decidi direcionar este post a vc. Para que em algum momento da sua vida, possa lê-lo ; )

Acredito que dia de pai, mãe, avó, avô... seja todo dia, mas vamos aproveitar este 2º domingo do mês, pra homenagear o melhor pai que vc poderia ter, minha Flor!

Desde que teve a certeza q iria ser pai, papinho foi o mais agil de todos, no sentido de correr atrás de médico, de comprar suas coisinhas e de sonhar um futuro lindíssimo pra vc ;) Não pôde assistir ao seu parto porque lá no hospital não permitiam, mas ficou a tarde e a noite toda ligando pra saber como andavam as coisas.
Quem estava do outro lado da linha com ele, e viu a hora que a notícia do seu nascimento chegou, disse que ele ficou tão feliz... chorou, sorriu e comemorou : ). Foi uma noite, realmente, muito feliz...
Ele até que foi lá no hospital, ainda de madrugada, porém não o deixaram entrar : (
Mas, tão logo raiou o dia, papinho chegou a maternidade e teve o prazer de conhecer o grd amor da vida dele: VOCÊ. E, desse dia em diante, não houve um só dia em que ele deixou de estar ao seu lado, e mesmo em tempos difíceis, nada o deixava mais aliviado do que ouvir a sua voz e saber que vc estava bem.

Pois é Bê, papinho é um homem de coração muito bom, e apesar dos erros que cometeu nessa vida(um dia ele irá te fazer entender tudo sobre isso) te ama profundamente e lutará com toda sua força pra te fazer muito feliz ; )

E só pra dizer sobre o dia de ontem... vc correu e se jogou nos braços de papai. E eu, de longe soube extamente o que cada um estava sentido: a maciez e o calor do seu abraço; a proteção e a intensidade do abraço de papinho.

É desse tipo de abraço que eu estou falando.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

As vogais, o dom de ser sagaz e o mercadinho.

Alice está aprendendo as vogais lá na escolinha, e ontem ao pegá-la na casa de vovó, ela foi logo apontado para o nome da marca do seu capacete e disse:

- Ó! A-I-O-U. - faltouoE.
(É lógico que não eram as vogais que estavam lá no capacete, mas acredito que nessa fase, qualquer letra que ela veja, vai ser vista como uma vogal.)

-Isso Bê, as vogais são: A-E-I-O-U. - mamãecurtindofelizdavidaasdescobertasqueaFlorvaifazendo.

- A-I-O-U - AlicecomendooEdenovo
- Repete com mamãe: A-E-I-O-U... - eubotandooEpradentrodenovo

E Alice, que passou o São João todo cantando "Sebastiana" de Jackson do Pandeiro, não perdeu a oportunidade, e ao invés de repetir, completou musicando:

- Ypsilooooone - comumsorrisosagaz(a sagacidade é um dos pontos fortes na personalidade da minha Flor).

                                             **************
Pluralizando.

Alice chega na cozinha, enquanto lavo pratos, com uma maletinha na mão e dizendo que alí é o mercadinho. Quando pergunto o que há dentro da maletinha, ela diz toda absoluta:

- Futas e limãos - Alicemuitoocupadanomercadinhoesemquerermuitopapo.
- Ah tá... tem frutas e limões aí dentro, é?
- Nau! Aliche compá mecadinho futas e limãos! - Alicedesdenhandodaminhafaltadeimaginação
- Hum... - mamãe é tão lenta, né Bê!? Já devia ter sacado desde o princípio que a maletinha seria pra carregar as " futas e limãos" que vc ainda ía comprar no mercadinho! Mamãe é toda assim... não sabe brincar de "mecadinho" direito...

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

De frente com mamãe

Domingo é dia de "De frente com Gabi" na tv e de "de frente com mamãe" lá em casa ;)

Entrevistado do dia: Flor Alice!


A qualidade do vídeo é péssima, mas é q achei tão engraçado, q tive q dividir com vcs!
Até onde eu sei, não tem nenhum Roberto Carlos lá na escola... e até agora, não descobri como o nome do REI foi parar na nossa entrevista. Coisas de Alice ;) 



sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Um céu cheio de estrelas.

Certo dia, enquanto brincávamos, falei pela 1ª vez de vovô Duka para Alice. Expliquei que ele era o papai de mamãe e que ele morava lá no céu, e que lá de cima ficava só de olho nela, lamentando por não poder estar aqui lhe dando muitos beijos e abraços.

Mais tarde, vovó Ceça mostrou uma foto de vovô e repetiu a versão de que ele morava lá no céu, e que junto dele estavam vovó Maria(minha avó), vovó Ambrosina(vó de papinho), Babalu, Calor, Branquinha(esses são alguns dos nossos bichinhos de estimação que já passaram dessa para uma melhor - é q para o nosso céu, vão todos q amamos, seja gente ou bicho, e lá todos viram estrelinhas ; ) ).




Alice parece ter assimilado direitinho toda essa história, tanto que sempre que passamos pela quadra de volei que meu pai sempre jogava nos fins de semana(meu pai era atleta, viu?! Adorava o volei dele e não perdia um só fds) ela diz:

- Aliche jogá volis com mamãe e papai; e vovô Duka lá no chéu(ela sabe que era naquela quadra que vovô jogava, porque desde a 1ª vez que passamos na frente, fui logo dizendo, e aí, ela q tem memória de elefante, sempre que passa pela frente, solta o texto).
- A gente vai jogar sim, Bê! E vovô Duka deve estar dando pulos de alegria por esse teu interesse.



Mamis e vovô Duka.

É chato não ter meu pai aqui e saber que minha Flor nunca vai poder saber de verdade o quão bacana ele era; mas fica registrado na cabecinha dela que ele existiu, e que se estivesse aqui entre nós, iria amá-la muuuuito ; )

Bom fim de semana e muita paz

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Fantasiando com a mamãe

Eu e Alice somos fãs declaradas da série Charlie e Lola. Charlie é o melhor!

Dia desses, enquanto assistiamos a dupla, Alice disse:

- Quelo Chalie!
-Hã? Charlie, Bê?
- Sim. Quelo Chalie!

Aí, entrei na viagem de Alice e comecei a fantasiar com o meu desejo de ter um outro filho e de como seria maravilhoso se ele fosse bom irmão como Charlie, e perguntei:

- Tu queria um irmãozinho como Charlie, Bê?
- Quilia...
- Se eu tivesse certeza de que ele viria como Charlie... já teria tomado providências no sentido de trazê-lo ao mundo... - mamisdivagaaaando
- Tazê?? Chalie?... - alicesementenderUMPONTOdasminhasdivagações

Como se fosse simples assim, né?! rsrsrs... A vida tem tantas idas e vindas... meu sonho continua vivo, mas deixo a cargo de Deus mostrar o momento certo para isso e se haverá mesmo esse momento ... Por enquanto, vou curtindo MUITO minha Flor e me encantando com as deliciosas aventuras de Charlie e sua irmãzinha Lola ;)


Dá uma conferida nesses dois, porque vale a pena ; ) Sei que passa na TV paga, mas como não tenho, já estou providênciando todas as temporadas pra gente assistir até não dar mais ; )

Bjus e muita PAZ.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Permanente estado de BIRRA!

Alice está um caso sério.
Sexta-feira, ao pegá-la na casa de vovó Graça, recebi uma queixa de uma vó que nunca se queixou da neta:

- Behl, Alice tá um caso sério, viu?! Olhe, tá tão difícil... não obedece, faz côcô e não quer limpar, não quer tomar banho, faz mal criações na frente dos outros, responde... caso sério mesmo! - vovócomavozcansadaenquantoalicefazcaradequenãoécomela.
- Sei disso D. Graça... comigo não tem sido diferente, mas vamos mudar de atitude com essa moça, e vamos ver o que acontece. - mamãechateadaealicemudandodeassuntoefalandoquecomeumms.

Chato isso, né?! E o pior é que sei que minha Flor tá se comportando muito mal mesmo. Ela aprendeu a falar com a gente, imitando a forma como falamos com ela qdo brigamos, sabe? Ela responde com tom autoritário e sempre se negando a fazer o mandamos.
Aí fico pensando qual a melhor forma de repreender uma criança que está numa fase como a dela... Bater eu não bato porque acho covarde e por não acreditar em seus resultados(apesar da vontade, quase involuntária, da mão); o castigo acontece com frequência, mas parece não surtir efeito e a conversa parece que entra por um ouvido e sai pelo outro. Loucura, loucura, loucura!! Às vezes fico com dor de cabeça de tanto reclamar com Alice!

Fomos jantar fora no sábado. Ela dormiu o trajeto todo e qdo chegou ao restaurante, não quis acordo com os brinquedos e só pedia pra ir pra casa; o pessoal falando, fazendo agrados e ela fazendo bico e de braços cruzados. Quase não consegui jantar por causa das birras dela! Ser mãe dá uma canseira...

Ontem recebemos Isadora de novo lá em casa e pra variar as duas se pegaram por causa dos brinquedos... só na hora de tomar o iogurte é que Alice fez questão de levar o de "Adora", e as duas comeram lindas e comportadas assistindo Barney ; ) Tão bom se fosse sempre assim...

Pois é... hoje ela voltou pra escolinha, e boto a maior fé de que a escola será uma grd aliada nessa dura missão que é conter uma linda Flor de 2 anos e 7 meses em permanente estado de birra